Novo jardim sensorial amplia experiências culturais na Casa de Cultura Mario Quintana
- Falando em Cultura
- 22 de out. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de out. de 2025

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) acaba de completar 35 anos e tem mais um motivo para celebrar. A Secretaria da Cultura (Sedac) prepara a inauguração de um novo espaço no último andar do prédio histórico, entre as cúpulas do prédio histórico: o Terraço Petrobras, um jardim sensorial projetado para estimular os cinco sentidos por meio de cores, aromas, texturas, sons e sabores. A abertura está prevista para novembro, oferecendo ao público um refúgio para contemplação e descompressão, com uma vista privilegiada para o Guaíba e o centro da capital gaúcha.
Um jardim que desperta todos os sentidos
Com projeto arquitetônico de José Roberto Weber Salvi e Raimundo Giorgi, do escritório Salvi, Giorgi Arqdesign, e paisagismo assinado pela agrônoma Cláudia Litvin, especialista em sustentabilidade, o novo jardim valoriza a biodiversidade gaúcha. O espaço reúne plantas nativas do Rio Grande do Sul, representando os biomas Pampa e Mata Atlântica, como Erva Pompom, Farroupilha, Íris, Butiá, Maranta, Erva Mate, Guaimbé e Capim dos Pampas.
Além da vegetação, o ambiente inclui caixas com seixos rolados, areia, saibro e brita, convidando os visitantes a explorar diferentes texturas e sensações. A proposta é oferecer uma experiência lúdica e terapêutica, que desperte a percepção e a conexão com o ambiente.
Patrimônio preservado e inovação arquitetônica
O projeto respeita integralmente o conjunto histórico tombado da CCMQ. A nova estrutura é leve, modular e sobreposta, utilizando técnicas de montagem sem perfurações nos pisos originais.
Segundo Adriana Sperandir, diretora da Casa: “O Terraço Petrobras reforça a conexão entre humanidade e natureza que tem orientado a instituição, somando-se a iniciativas como as melhorias do Jardim Lutzenberger, a publicação do guia de plantas e os ciclos de programação voltados para a reflexão sobre crise climática, antropoceno e meio ambiente”.
Acessibilidade e visitação gratuita
Após a inauguração, em novembro, o espaço será aberto ao público gratuitamente, sem necessidade de agendamento prévio. O terraço terá acessibilidade universal, com rampas que permitem o acesso de pessoas que utilizam cadeiras de rodas e garantem uma vista completa do jardim e do entorno.
Um novo banheiro acessível também será inaugurado no sétimo andar em 2026, após a conclusão do restauro do Teatro Bruno Kiefer.
Parceria com a Petrobras fortalece o futuro da CCMQ
Essa iniciativa é uma das ações viabilizadas pela nova parceria entre a Petrobras e a CCMQ, por meio do Programa Petrobras Cultural. O apoio também contempla o Plano Bianual da Casa (2024–2027), que recebeu um investimento de R$ 3,2 milhões via Lei Rouanet, correspondendo a mais de 50% dos recursos necessários para a execução de suas atividades culturais gratuitas.
A empresa se une a outros parceiros para ampliar as ações educativas, artísticas e de formação profissional, garantindo a manutenção de espaços, equipamentos e equipes técnicas qualificadas.
Programação e impacto cultural
Nos próximos dois anos, o plano prevê uma intensa programação com exposições de artes visuais, apresentações musicais e cênicas, feiras de economia criativa, atividades literárias, eventos multiculturais e ações formativas.
Os recursos também permitirão a contratação de mais de 40 profissionais, em áreas como comunicação, produção artística, educativa e técnica, complementando o quadro da Sedac.
Com o Terraço Petrobras, a Casa de Cultura Mario Quintana reafirma seu papel como um dos mais importantes centros culturais do país, unindo arte, natureza e inclusão.



